Certa vez uma pessoa me perguntou se era egoísta,
imediatamente respondi que em alguns sentidos eu tenho a medida do
egoísmo, e é natural pois o instinto de preservação nos leva a ter e ser
egoístas.
Nessa medida me coloquei a
refletir, quando se ama do verbo Amar em todas as conjugações possíveis o
egoísmo deixa de existir, pois queremos e somos altruístas na máxima
expressão do adjetivo, não vemos a hora de saber o que está acontecendo,
o que a pessoa está fazendo, o que escreve, o que fala onde foi e tudo o
mais, e serve também para as atitudes coletivas e não apenas pessoais, e
minha reflexão me levou ao outro lado da moeda, e, percebi que quando o
altruísmo em sua máxima expressão não está presente, o egoísmo é
preponderante, muitas vezes não é por mal é apenas instintivo, é
insegurança, é vontade de ser querido, e também se aplica coletivamente,
é por vezes a falta de Amar em todas as conjugações possíveis.
Percebi então a dicotomia em que o ser humano tem que conviver consigo e com a sociedade, familia, etc.
Ser
egoista é instintivo, Amar é sensitivo, parece ser das tarefas mais
difíceis que o ser humano tem que passar, para crescer em si mesmo.
Concluo - EU SOU UM EGOÍSTA QUE É SENSITIVO, UMA TOTAL DISCORDÂNCIA
DAQUILO QUE SERIA TOMADO COMO NORMAL. Se é que a normalidade tal como a
concebemos existe.
Egoísmo (ego +
ísmo) é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses,
opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou
não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona. Neste
sentido, é o antônimo de altruísmo.
Altruísmo é um tipo de comportamento encontrado nos seres humanos e
outros seres vivos, em que as ações de um indivíduo beneficiam outros.
Não é sinônimo de filantropia. No sentido comum do termo, é muitas vezes
percebida como sinônimo de solidariedade. A palavra "altruísmo" foi
cunhada em 1831 pelo filósofo francês Augusto Comte para caracterizar o
conjunto das disposições humanas (individuais e coletivas) que inclinam
os seres humanos a dedicarem-se aos outros. Esse conceito opõe-se,
portanto, ao egoísmo, que são as inclinações específica e exclusivamente
individuais (pessoais ou coletivas).
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