domingo, 26 de fevereiro de 2012

Mohandas Karamchand Gandhi - Mahatma Gandhi

Mohandas Karamchand Gandhi  - Mahatma Gandhi
Nascido    02 de outubro de 1869 Porbandar , Kathiawar Agência , Bombay Presidência , Índia britânica atual Gujarat , Índia )

Morreu    30 de janeiro de 1948 (78 anos) Nova Deli , Dominion of India atual Delhi (Território) , Índia )

 



Causa da morte    Assassinato por fuzilamento
 

Lugar de descanso    Rajghat , Nova Dehli , India

Nacionalidade    Indiano
Outros nomes    Mahatma Gandhi, Bapu, Gandhiji


Foi o líder proeminente político e ideológico da Índia durante o movimento pela independência indiana .
Pioneira no uso de não-violencia de resistência à tirania através da desobediência civil , uma ferramenta para lutar pelos direitos civis e a liberdade que ele chamou de Satyagraha , ele fundou sua doutrina de protesto não-violento para alcançar progresso político e social com base em ahimsa , ou total não-violência por conta disso ele é reconhecido internacionalmente. 



Gandhi liderou a Índia a sua independência e seu movimento inspirado pelos direitos civis e liberdade repercutiu  em todo o mundo. Gandhi é muitas vezes referido como Mahatma (ou "Grande Alma", um primeiro título honorífico aplicada a ele por Rabindranath Tagore.
Na Índia, ele é também chamado de Bapu (ou "Pai") e honrado, oficialmente, como o Pai da Nação .
Seu aniversário, 02 de outubro, é comemorado na Índia, Gandhi Jayanti , um feriado nacional e mundialmente como o Dia Internacional da Não-Violência .
Gandhi em seu primeiro emprego já enunciou a  não-violencia e a desobediência civil como um advogado expatriado na África do Sul, na luta da comunidade residente da Índia para os direitos civis.
Após o seu regresso à Índia, em 1915, ele começou a organizar os camponeses, agricultores e trabalhadores urbanos em protesto contra a excessiva cobrança de impostos e discriminação. Assumindo a liderança do Congresso Nacional Indiano , em 1921, Gandhi liderou campanhas nacionais para
aliviar a pobreza, ampliando os direitos das mulheres, construindo amizade religiosa e étnica, terminando com a  intocabilidade , aumentando a auto-suficiência económica, mas acima de tudo para alcançar "Swaraj" -a independência da Índia do dominio estrangeiro.
Gandhi conduziu a  famosa caminhada em protesto contra o imposto do sal, lei britânica imposta aos Indianos, Dandi Sal março de 1930, e mais tarde na chamada para os britânicos deixarem a Índia em 1942.
Ele ficou preso por muitos anos, em muitas ocasiões, tanto na África do Sul. como na Índia.
Gandhi empenhou-se em praticar a não-violência e a verdade em todas as situações, e defendeu que os outros fizessem  o mesmo.
Ele vivia modestamente em uma comunidade auto-suficiente residencial e usava a tradicional vestimenta indiana dhoti e xale, tecido com fios de mão.
Ele foi vegetariano e de habitos simples, e também se comprometeu em  longos jejuns como meio de auto-purificação e protesto social.
Gandhi foi assassinado em 30 de janeiro de 1948, por Nathuram Godse , um nacionalista hindu que sentiu que Gandhi era simpático aos muçulmanos.
30 de janeiro, é considerado como Dia dos Mártires, na Índia.

Os clássicos indianos, especialmente as histórias de Shravana e Harishchandra Maharaja , tiveram um grande impacto sobre Gandhi em sua infância.
Em sua autobiografia, ele admite que deixou uma impressão indelével em sua mente.
Ele escreve: "Ela perseguiu-me e eu devo ter usado Harishchandra para mim mesmo vezes sem conta."
Início de Gandhi auto-identificação com a Verdade e o Amor como valores supremos é rastreável a esses personagens épicos.


Sinceridade da Minha Vida

 O desejo sincero e puro do coração é sempre realizado; em minha própria vida tenho sempre verificado a certeza disto.

 Divergência de opiniões não deve jamais ser motivo para hostilidade; se assim fosse. eu e minha mulher os inimigos jurados um do outro ..

 Os meus sonhos não se resumem a sentimentos balofos; faço o possível para converter em realidade os meus sonhos ..
 A Verdade me é infinitamente mais cara do meu título de "Mahatma" que não passa de um simples fardo para mim; o que até agora me salvou da opressão desse título de "Mahatma" é o conhecimento da minha indignidade e do meu nada.

Eu consideraria uma blasfêmia identificar-me com Krishnà; faço apenas questão de ser um humilde operário e nada mais, a serviço duma grande causa, a qual pode antes ser prejudicada do que auxiliada pela glorificação de seus chefes.

Bem pouco sabe o mundo de quanto a minha chamada grandeza depende das incessantes labutas e dos sofrimentos de silenciosos operários, homens e mulheres, devotados, eficientes e puros.

A maior honra que meus amigos me podem prestar é procurarem realizar em sua vida o ideal pelo que vivo - ou então oporem-me a maior resistência possível se não tiverem fé no meu ideal.

Estou convencido das minhas próprias limitações - e esta convicção é minha força.

Não suspiro pelo martírio; mas, se ele me acontecer, nesse caminho que eu considero meu dever em defesa da Verdade que professo, então eu o terei merecido.
Há muitas coisas de que não podemos escapar, sem mais nem menos. mesmo evitando-as. Este invólucro terrestre em que estou aprisionado é o tormento da minha vida; mas tenho de entender-me com ele, e mesmo aceitá-Io de boa vontade.

Sinto e reconheço plenamente a minha fraqueza; mas a minha fé em Deus e em sua força e seu amor, é inabalável. Eu sou como um pouco de argila nas mãos do oleiro.

A minha roupagem carnal é tão corruptível como a de todos os meus companheiros humanos; e por isso estou tão sujeito a erros como qualquer um deles.

No meio das humilhações e da chamada derrota duma vida tempestuosa, sou capaz de manter a minha paz, graças à subjacente fé que tenho em Deus, traduzida como Verdade.

A minha vida é um Todo indivisível, e todos os meus atos convergem uns nos outros; e todos eles nascem do insaciável amor que tenho para com toda a humanidade.
 

Conheço o meu caminho; ele é reto e estreito; é como o gume duma espada .. Tenho prazer em andar esse caminho. Choro quando tropeço.
Deus diz: "Quem rrabalha com esforço não perecerá" - e eu tenho uma fé implícita nesta promessa.

 Por isso, embora minha fraqueza me faça cair mil vezes, não perderei a fé, e espéro ver a luz, quando a minha carne estiver perfeitamente dominada, como um dia acontecerá.

O meu espírito me impele numa direção, e minha carne me impele em direção contrária. Há uma libertação desse jogo de duas forças; mas essa libertação só pode ser obtida pouco a pouco, através de estágios dolorosos.

Não posso atingir a libertação por uma recusa mecânica de agir, mas tão-somente por uma atividade . inteligente despida de qualquer interesse.
Esta luta equivale a uma incessante crucificação da carne, até que o espírito seja plenamente liberto.

Passo pelo mundo. tacteando o meu caminho rumo à luz, "no meio das trevas que me cercam. Muitas vezes aberro do caminho e falho nos meus cálculos. Confio somente em Deus, e tenho fé nos homens somente porque tenho fé em Deus. Se não tivesse Deus em Quem confiar, seria, como
Tímon, inimigo da raça humana.

Não me interessa prever o futuro; só me ocupo com o presente;. Deus não me deu o controle sobre o momento vindouro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário